O grupo

        A Sociedade Espírita de Cultura e Assistência- SECA é uma Casa Espírita que, ao longo de seus mais de 60 anos de existência, sempre procurou trabalhar a linguagem artística como veículo de evangelização e formação moral do ser.
     Através, principalmente, das iniciativas dos grupos de jovens, foram-se formando diversos núcleos de arte dentro da Casa, como, por exemplo, grupos de teatro, de música e de declamação de poesias. Assim foi que, nos idos da década de 1960 formou-se, em definitivo, o grupo que ficou conhecido como  GRUPO DE TEATRO DA SECA.
         Este grupo produziu e montou diversos espetáculos voltados ao público espírita em geral. Nos anos de 1980 começou-se a registrar os espetáculos, principalmente os de conotação infantil.
    O GRUPO DE TEATRO DA SECA passou então a servir de referência para o surgimento de outros grupos de teatro em nossa cidade, Natal/RN, sendo reconhecida a sua qualidade tanto no campo doutrinário quanto na técnica teatral.

O grupo também promoveu na década de  1990 os ENCENA´s (Encontro de Cultura Espírita de Natal). Tais encontros tinham como objetivos primeiros promover a troca de experiências dos diversos grupos de arte do Rio Grande do Norte, divulgar tanto para o público espírita quanto para os demais espectadores os trabalhos de arte espírita que eram desenvolvidos. Em 1994 e 1997 foram realizadas as duas primeiras edições do evento no auditório central do antigo CEFET, com a participação do grupo ACORDE (João Pessoa/PB) e do AME (Fortaleza/CE). Em 1999, foi realizado no Teatro Alberto Maranhão o III ENCENA contando com a especial presença do reconhecido pianista Sybellius, da cidade de Campina Grande/PB.
     Também devemos registrar a criação de diversos trabalhos com VÍDEOS e POESIAS.
     Em outubro de 2001, o Grupo de Teatro da SECA, envolvidos pela necessidade de renovação do trabalho de teatro, rebatizou o grupo, passando desde então a ser conhecido como GRUPO PERSONA DE TEATRO ESPÍRITA, nome pelo qual é reconhecido até os dias de hoje. Ao longo destes 10 anos de existência, o GPTE, não mais se limitou a trabalhar exclusivamente com os jovens e trabalhadores da SECA, abrindo as suas portas para todos os amigos do movimento espírita natalense.
Vale a pena registrar também que o GPTE participou da fundação da ABRARTE, Associação Brasileira de Artistas Espíritas, em julho de 2007 na cidade de Salvador-BA, quando da realização do 4º Fórum Nacional de Arte Espírita.